Home

Agronegócio global

Décio Luiz Gazzoni

 

O tamanho do agronegócio global, somados todos os elos da cadeia - o antes, o dentro e o pós porteira das fazendas - representa um PIB superior ao dos Estados Unidos (US$ 14 trilhões). No Brasil o montante dessas cadeias produtivas significa mais de US$ 500 bilhões. Se o agronegócio brasileiro fosse um país estaria em vigésimo lugar no mundo, ao lado da Suíça, Suécia, Bélgica, e seria 50% maior do que o PIB da Argentina.

 

  A previsão de crescimento do PIB mundial para 2011 é de de 4% - o Brasil deve crescer apenas 3%, porém puxado pelo agronegócio. Com a demanda dos países emergentes, alavancados por forte inserção social na África e Ásia, os organismos internacionais calculam que será necessário aumentar em 20% a oferta de alimentos no planeta, nos próximos 10 anos. Grande esperança para alimentar o mundo, o Brasil precisaria aumentar em 40% a sua oferta dos produtos do agronegócio.

 

 

 

Conseguiremos crescer 40% em 10 anos? Onde estarão nossos gargalos? Área, clima, mão de obra, gestão privada e tecnologia são nossos grandes propulsores. Porém o Governo é o grande entrave, o maior responsável pelo custo Brasil. Precisamos resolver os grandes problemas que impedem a expressão do real potencial do agronegócio: tributação de país biliardário para serviços de quarto mundo; infra-estrutura deficitária e precária; real supervalorizado em relação ao dólar e às principais moedas de clientes e concorrentes; baixo volume de crédito e os juros mais altos do mundo; legislação anacrônica, que impede a agregação de valor nos produtos exportados; estrutura de Defesa Agropecuária insuficiente para atender a crescente demanda.

  A iniciativa privada tem respondido à altura, com gestão de qualidade e investimentos adequados, tornando o Brasil um competidor quase imbatível, em um mercado livre de subsídios. Nos últimos anos o agronegócio é o responsável isolado pelo saldo da balança comercial e pela maior parcela da taxa de crescimento do país. Se o Governo também fizer a sua parte ao longo da década, o agronegócio brasileiro pode ser uma locomotiva ainda mais potente para alavancar o desenvolvimento brasileiro, ao longo desta e das próximas décadas.

 

Home

  Acessos desde Dezembro de 2000   free web hit counter